10 novembro 2006

Marvão celebra as suas castanhas

O mês de Novembro traz consigo os primeiros frios rigorosos e o cheiro dos magustos. Este fim-de-semana os castanheiros das encostas de Marvão vestem- se de gala para receber a sua festa maior: a festa da castanha. Durante os próximos dois dias, as ruas sinuosas e os recantos da vila enchem-se de milhares de visitantes, vindos de todo o país e da vizinha Espanha para apreciar o artesanato, o vinho e, como é óbvio, a boa castanha assada.

Mais de cinco mil quilos de castanha e cerca de dois mil litros de vinho da região vão estar, gratuitamente, à disposição de todos os visitantes, que poderão ainda observar e adquirir o artesanato da região, que vai estar patente em mais de 80 stands. Madeiras, peles, cortiças, cerâmicas, joalharia, tapeçaria, brinquedos, bordados, licores e outros produtos regionais vão marcar presença.

O VIII Concurso de Doçaria com Castanha, que decorrerá na Câmara Velha, Casa da Cultura, é outro dos grandes atractivos desta edição. "Já temos várias inscrições, pois o concurso tem revelado de ano para ano uma enorme qualidade nos produtos apresentados. É sem sombra de dúvidas um dos grandes momentos do certame", garante Pedro Sobreiro, vereador na autarquia local, que sublinhou o "elevado peso económico" que o certame tem no concelho.

Entre um naco de porco assado no espeto, envolvido no tradicional pão alentejano, e o tradicional pão com chouriço, o visitante poderá desfrutar ainda de muita animação a cargo de grupos de rua com bombos, animação circense, teatro de ruas e bandas.

Fonte: DN

Sem comentários: