12 setembro 2006

Festival árabe de Marvão

Marvão celebra este ano, pela primeira vez, a festa da sua fundação, a “Al Mossassa”.

Dando mãos a Badajoz, cidade com quem partilha o mesmo progenitor, Ibn-Marúan, Marvão alia-se a um dos pontos altos da agenda cultural da Extremadura, que conta já a 9ª edição e abre braços a um potencial mercado de milhares de turistas espanhóis, ao mesmo tempo que lança sementes para um evento que tem tudo para triunfar em território nacional.

Num momento em que as feiras medievais proliferam por toda a parte, banalizando e estereotipando conceitos, Marvão prima pela autenticidade e pelo rigor recordando as suas origens árabes e homenageando o seu rebelde fundador, figura ímpar e visionária que mesmo a tantos séculos de distância consegue unir o que as fronteiras e a história separaram.

Para além de um prestigiado ciclo de conferências temáticas, do evento constam também espectáculos musicais e teatrais de enorme qualidade, bem como a recriação de um mercado árabe de fascinante ambiência, na qual podemos encontrar encantadores de serpentes, dançarinas de ventre, demonstrações de falcoaria, malabaristas, figuras típicas e artesanato de época. São perto de seis dezenas de stands de artesanato e gastronomia islâmica que nos fazem recuar no tempo e contactar a história viva.

A realização do evento terá lugar de 25 de Setembro a 1 de Outubro em Badajoz e de 6 a 8 de Outubro em Marvão.



Saiba mais Aqui!

08 setembro 2006

Festas de Nossa Sra da Estrela em Marvão


O feriado municipal honra a sua padroeira, Nossa Senhora da Estrela.

A vila acorda ao som da Banda do Crato que anuncia a abertura das festividades.
Depois da solenidade protocolar da cerimónia do hastear da bandeira, segue-se um beberete aberto a toda a população. Ao meio do dia, a solene missa no Convento que se enche de devotos vindos de todos os pontos do concelho.

Às 13 horas, confraternizam os irmãos da Santa Casa da Misericórdia em almoço anual. A meio da tarde, a banda filarmónica de serviço brinda quem espera pela procissão com um concerto onde percorrem o seu vasto repertório. Às 17 horas, a procissão pelas ruas da vila.

No final, uma pequena actuação do grupo coral de Ervidel, "As Margens do Rôxo" que abrirão pelas 21.30h os espectáculos nocturnos. A fechar, pelas 22.30h um fabuloso espectáculo de flamenco pelo grupo "Los Chanelas" que encerra da melhor forma um dia em grande.