09 abril 2006

Castanhas em Marvão


Entre as espécies arbóreas que cobrem os solos do concelho, o castanheiro, assume-se como um elemento de extrema importância na economia local. Segundo a opinião de alguns autores, que se têm debruçado sobre o estudo da flora nesta região, o castanheiro teria sido aqui introduzido no tempo dos romanos, ocupando grandes manchas até aí revestidas por carvalhos.

A Castanha de Marvão é hoje um produto com Denominação de Origem Protegida (DOP), o que naturalmente contribui para a sua preservação e também para a sua valorização.


O uso da Denominação de Origem obriga a que a castanha seja produzida de acordo com as regras estipuladas no caderno de especificações, o qual inclui, designadamente, as condições de produção, colheita e acondicionamento do produto. A rotulagem deve cumprir os requisitos da legislação em vigor, mencionando também a Denominação de Origem. A Castanha Marvão - Portalegre deve ostentar a marca de certificação aposta pela respectiva entidade certificadora.

Conscientes deste bem para a região e cientes da sua expressão a nível nacional, a Câmara Municipal de Marvão organiza desde 1983, no segundo fim-de-semana de Novembro, a já tradicional Feira da Castanha - Festa do Castanheiro, que assumiu desde o principio um duplo objectivo: apoiar a venda deste fruto e divulgar Marvão através das Artes e Ofícios relacionados com o castanheiro.

O artesanato que tem como matéria-prima o castanheiro, é um valor que faz parte do património cultural dos marvanenses, possuindo um grande manancial de variantes, onde se destacam os bordados tradicionais com casca de castanha, as escadas em castanho e a cestaria em madeira de castanheiro.